Um pouco de conhecimento...

domingo, 18 de abril de 2010

Curso

Muito bom o curso.

Espero usar muito este blog mantendo-o atualizado.

Espero também que seja uma porta de comunicação com os meus alunos.

Linux Educacional

Metodologia ou tecnologia?

Um vídeo para ver e refletir....

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A burguesia e o renascimento do comércio

Da Idade Média ao Capitalismo

A vinda da Família Real para o Brasil

A Segunda Guerra Mundial

Cidade Maravilhosa!!!!


CURIOSIDADES SOBRE O RIO

CURIOSIDADES SOBRE O RIO
Uma amiga, que conversou com um professor aposentado, me falou de algo chamado "derivação popular". É quando o povo deforma uma expressão ou palavra de acordo com sua realidade. Seguem exemplos: - O Viaduto Engenheiro Oscar Brito, na Avenida Brasil, (Rio de Janeiro-RJ) é conhecido como Viaduto dos Cabritos. - Realengo (bairro do Rio) deve seu nome à sigla de seu batismo original: Real Engenho do Imperador (Real Engº).- Em Guaratiba (Rio de Janeiro) foi morar um inglês chamado William. Por aquelas bandas, o povo com pouca instrução não conseguia pronunciar seu nome, então ele ficou conhecido como "Seu" Ilha. Ilha de Guaratiba virou nome de um bairro que não é cercado de água por todos os lados.- Os moradores de um subúrbio não gostavam do nome do bairro em que moravam. Como era motivo de chacota de habitantes de outras localidades, eles escreveram uma carta ao Imperador pedindo que, por piedade, trocasse o nome. Assim, o bairro ganhou seu atual nome,Piedade.- O Quinto Alqueire virou Valqueire (bairro do Rio). É que Quinto, na grafia romana, é V. Ou seja, V mais Alqueire se tornou Valqueire".

OK

OK
Durante a Guerra da Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa “0 Killed” que queria dizer “nenhum (zero) morto”. Daí surgiu a expressão “OK” para indicar que tudo está bem.

Conflitos

O Conflito entre Israelenses e Palestinos
A região da Palestina, no Oriente Médio, disputada por israelenses e palestinos, povos que têm a mesma origem étnica, é um dos maiores impasses da atualidade. Conflitos, atentados e várias tentativas de paz fazem parte do cenário da região nos últimos 50 anos.A Palestina é uma estreita faixa de terra, desértica, sem petróleo e sem recursos minerais estratégicos. Os hebreus, povo do qual descendem os judeus, foram os primeiros a habitar a região (cerca de 2000 a.C.). Durante muito tempo, a região devido à sua posição estratégica, serviu de passagem entre Europa, África e Ásia e esteve sob o domínio de diversos povos, assírios, babilônios, gregos, romanos, árabes, turcos e ingleses.Os judeus foram expulsos da Palestina pelos romanos que os dominaram. Passaram então a viver espalhados por várias regiões do mundo. Embora dispersos pelo mundo, os judeus preservaram uma profunda consciência nacional e conservaram suas tradições religiosas e seus costumes.Com o fim do Império Romano e a criação do Islamismo, no século VII, a Palestina passou a ser dominada pelos árabes. O povo palestino lá permaneceu mesmo sem formar um país. Entre 1517 e 1917, fizeram parte do Império Otomano e durante a Primeira Guerra Mundial passaram para o controle dos ingleses. Com a fundação do movimento sionista em 1897, que propunha o retorno dos judeus à Palestina, milhares emigraram para a área do Império Turco-Otomano. Mas a região permaneceu sob o domínio inglês até o final da Segunda Guerra Mundial.Em 1947, uma resolução da ONU propôs a divisão da Palestina em dois Estados: um judeu (Israel) e outro árabe-palestino.Em 14 de maio de 1948, Bem Gurion proclamou a criação do Estado de Israel.

POEMA

Poema
"Nenhum homem é uma ilha,
todo homem é um pedaço de Continente,
uma parte do todo.
A morte de qualquer homem me diminui,
porque a humanidade me contem.
Por isso nunca perguntepor quem os sinos dobram,
Eles dobram por você....."(John Donne)

O significado da Palavra SAUDADE

O significado da palavra "Saudade"
Em alguma outra vida, devemos ter feito algo de muito grave,Para sentirmos tanta saudade...Trancar o dedo numa porta dói.Bater com o queixo no chão dói.Torcer o tornozelo dói.Um tapa, um soco, um pontapé , doem.Dói bater a cabeça na quina da mesa,Dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim.Mas o que mais dói é a saudade.Saudade de um irmão que mora longe,Saudade de uma cachoeira da infância,Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais,Saudade do pai que morreu, do amigo imaginário que nunca existiu,Saudade de uma cidade,Saudade da gente mesmo, que o tempo não perdoa.Doem estas saudades todas.Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama.Saudade da pele, do cheiro, dos beijos.Saudade da presença, e até da ausência consentida.Você podia ficar no quarto e ela na sala,sem se verem, mas sabiam-se lá.Você podia ir para o dentista e ela pra faculdade, mas sabiam-se onde.Você podia ficar o dia sem vê-la, ela sem vê-lo, mas sabiam-se amanhã.Contudo, quando o amor de um acaba, ou torna-se menor,Ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.Saudade é basicamente não saber.Não saber mais se ela continua fungando num ambiente frio.Não saber se ele continua sem fazer a barba por causa daquela alergia.Não saber se ela ainda usa aquela saia.Não saber se ele foi à consulta com o dermatologista como prometeu.Não saber se ela tem comido bem por causa daquela mania de estar sempre culpada,Se ele tem assistido às aulas de inglês, se aprendeu a entrar na internet,A encontrar a página do Diário Oficial, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros,Se ele continua preferindo Malzebier, se ela continua detestando McDonalds,Se ele continua amando, se ela continua a chorar até nas comédias.Saudade é não saber mesmo!Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos,Não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento,Não saber como frear as lágrimas diante de uma música,Não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.É não saber se ela está feliz, e ao mesmo tempo perguntar a todos os amigos por isso...É não querer saber se ele está mais magro, se ela está mais bela.Saudade é nunca mais saber de quem se ama, e ainda assim doer.Saudade é isso que eu estive sentido enquanto escreviaE o que você provavelmente estará sentindo depois que acabar de ler.
Miguel Falabela

100 anos de migração japonesa para o Brasil

No ano em que se comemoram os 100 anos de Imigração Japonesa para o Brasil. O Rio além de participar com inúmeras exposições e eventos. Também pode recordar e se orgulhar de ter sido um dos locais escolhidos pelos imigrantes japoneses como seu novo lar.
Encontrei as seguintes curiosidades a respeito da vinda destes imigrantes para o Rio:
Existiu uma Colônia Agrícola Japonesa em Santa Cruz - Zona Oeste da cidade do Rio. Esta era composta por 36 famílias japonesas que se instalaram naquele bairro. Além de deixarem legados agrícolas, deixaram importantes marcas na educação – valores culturais e educacionais-. Investiram também, parte de seus recursos ganhos na produção agrícola, naquela localidade.
Vamos conhecer um pouco da história da Colônia Japonesa de Santa Cruz.
As famílias japonesas chegaram a Zona Oeste do Rio no ano de 1938, através de um acordo entre o Governo Vargas e a Cooperativa de Cotia. Estes vieram de Mogi das Cruzes – SP.
Na Colônia de Santa Cruz, os números agrícolas eram de chamar atenção. Nos primeiros três meses de trabalho, aqui os imigrantes plantaram inicialmente:
75 mil pés de tomateiros;
30 mil pés de repolhos;
120 mil pés de milho.
Perfazendo um total de 468 mil espécies variadas.
Uma curiosidade é a plantação de 3 hectares de arroz.
Pode-se observar que sem dúvida nenhuma o destaque foram as plantações do tomate. Este produto viria a se tornar o famoso “Tomate Santa Cruz”.
Os japoneses aproveitaram o solo turfoso de Santa Cruz e desenvolveram também técnicas de plantio, tendo sucesso com a horticultura.
Neste ano em que se comemorara o centenário da imigração deste povo tão trabalhador e sábio. Um dado relevante é que hoje vivem na cidade do Rio de Janeiro uma população de aproximadamente 15 mil descendentes de japoneses.